domingo, 15 de maio de 2011

Há vida para além dos pentelhos


Ai agora já não querem saber do fundamental, de comes e bebes? Agora só andam ocupados com música e versos e outros "pentelhos"? Pois então aqui vai disto. Avarei na Praia da Salema este fim de semana. Decidi não ir ao mercado de Lagos, onde habitualmente vou ao peixe quando aqui estou, e optei pelo simplérrimo mercado da Vila do Bispo. Com uma oferta limitada de pescado, ainda assim deparei-me com uns bons exemplares de fresquíssimos cantarilhos. "Cozidinhos, de azeite e vinagre, são uma delícia. Tá safo o almoço", pensei. Mas eis que irrompe no mercado um pescador local com uma "pagelinha" de tramelgas (deliciosos os fígados) e pata-rôxas. Primeira forma! Caldeirada à vista! Uma incursão nas verduras, todas de produtores locais: batata roxa deliciosa, tomate desmanchado (cor-de-rosa, carnudo, começa a aparecer agora e desaparece em Agosto), pimentinho, cebola e salsa. Aqui vai disto!
Umas meloas anãs (tamanho de bolas de bilhar), a evidenciar a ausência de adubos, reforçavam o apetite por um branco bem fresquinho, que a calmaria do levante daqui sempre apela. A coisa estava composta! Dali, um salto ao tasco para uma sandes de moreia frita e uma mini gelada, antes de ir comprar o Expresso. Novo afortunado encontro no tasco: uma dúzia de bruxas e duas navalheiras contumazes à lota rabiavam num cestinho de um "traficante". Ajustado o preço, regresso a casa. Uns mergulhitos no mar fresco (a sério fresco, não frio), a inaugurar a época balnear. Um gin tónico para lavar os dentes e clarear a garganta (não é Jorge?)e mãos à obra, que o dia está bonito!
Resultado: almocei uma valente caldeirada, lanchei umas bruxas e navalheiras de estalo, atamanquei o bucho, pela hora do jantar, com uma massinha do caldo da caldeirada e fui ver o Braga-SpOOOOrting no bar do meu amigo Penugem. Ah, ainda não abri o Expresso!
Caló

Sem comentários:

Enviar um comentário